• Redator K2S

Você sabe o que é o Marketing de Guerrilha?

Atualizado: 23 de Out de 2018


Você sabe o que é o Marketing de Guerrilha?

Conheça o Marketing de Guerrilha!


O nome Marketing de Guerrilha foi inspirado pela guerra do Vietnã, criado pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson no final dos anos 70. E agora você se pergunta, mas o que isso tem a ver?


Mesmo tendo um poder de fogo muito inferior, os vietnamitas conseguiram superar as limitações usando táticas de guerrilha e superaram os adversários. Trazendo esse conceito para o mundo do marketing, a ideia é aumentar o impacto da ação sobre o público com investimento baixo. Sendo assim: impor suas ideias, liquidando com seus concorrentes. Segundo o publicitário, é possível desenvolver campanhas e ações publicitárias, criativas e inovadoras, sem investir muito dinheiro. Existem diversas formas de fazer isso, desde intervenções na rua, colocação de mídia em lugares inesperados, criação de espaços para ações, etc. A partir daí o Marketing de Guerrilha vem ganhando espaço nas estratégias de propaganda, exatamente pelo fato de ser uma “jogada” inesperada pelo público. Existem diversas formas de propaganda, em muitas vezes nós nem percebemos que estamos sendo influenciados. Os “guerrilheirosmooca do marketing” estão sempre criando novas estratégias para atrair o consumidor. Geralmente essas propagandas são feitas na rua, sem muito custo e com alto impacto para as pessoas.


Reprodução de Imagem

O grande segredo do Marketing de Guerrilha, é que o ato que está acontecendo não pode parecer uma propaganda, mas tem o objetivo de ser intrigante, fazer as pessoas questionarem se do que está acontecendo é realmente real. A grande busca por mídias alternativas é um sinal de que a propaganda tradicional não está mais conseguindo obter os resultados esperados. O que todos sabemos é que os consumidores não conseguem mais captar as mensagens, devido ao grande número de informações. Por todos esses fatores a propaganda vem se reinventando, e os profissionais de marketing também. As empresas buscam resultados, e quando a veiculação em mídias de massa não gera este efeito, está na hora de renovar.

Reprodução de Imagem

Reprodução de Imagem

O Marketing de Guerrilha amplia a comunicação, usando profissionais multidisciplinares, e agências de comunicação, na qual há a integração de vários profissionais como o de relações públicas, jornalistas, sociólogos e outros. A guerrilha se utiliza de mídia espontânea de duas formas. Pode criar algo totalmente novo e inusitado, que chama a atenção automaticamente dos veículos de comunicação, ou trabalha pesado na questão de produção de releases e materiais editoriais, que são enviados aos veículos de comunicação.


Na 34ª festa de San Gennaro em 2007, realizada no bairro Mooca, em São Paulo, a Ariel realizou uma ação de emboscada. O sinônimo da festa é a comida farta e saborosa, tipicamente italiana, como macarronadas, doces, pizzas, polentas, entre outros, consumidas pelos visitantes, que permanecem de pé durante toda a festa. Diversos agentes, vestindo uma camiseta branca lambuzada de molho de tomate percorriam no espaço da festa e nas costas da camisa aparecia a mensagem. “Manchou? Ariel”. Além disso, foram distribuídos milhares de guardanapos para as barracas e restaurantes da festa, com a mensagem: “As lembranças da Festa de San Gennaro ficam. As manchas não. Ariel 5 estrelas remove até manchas secas”. 


Agora você sabe um pouco mais do que é o Marketing de Guerrilha, gostou? Fique de olho em nosso blog e acompanhe nossas postagens!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

Curitiba - Brasil

Rua Voluntários da Pátria, 400 - Centro

Edifício Wawel - Cj 1701


 

41 3222-2706 | 41 3042-1727 | 41 99840-0247
comercial@k2sdigital.com.br

Agência K2S © 2018 - Todos os direitos reservados.

unnamed.png
rr_selo.png