• Redator K2S

Sua vida digital está segura? Como conferir?


Não faz ideia se seus dados pessoais estão protegidos?


Estamos em pleno século XXI e o que não sai da boca do povo são as notícias sobre vazamento de senhas, arquivos, fotos e etc. Quantos famosos e famosas tiveram fotos de suas intimidades expostas para o mundo? Muitos né? Se esses acontecimentos ficavam restritos a sites isolados, isso não acontece mais, agora essas ações têm como alvo grandes empresas de serviço de entrega de conteúdo, como no caso Cloudflare, que é utilizado por mais de 5 milhões de sites.


O problema com o Cloudfire é a sua própria distribuição de cookies, que deixou os dados de todos os sites que hospedam seu conteúdo vulneráveis. Essa falha põe em risco as contas de centenas de milhões de pessoas que tiveram suas senhas vazadas.


Agora você pergunta: Como isso afeta o meu dia-a-dia?


Fácil! Nunca esperamos que esse tipo de situação aconteça com a gente, mas, por via das dúvidas, a primeira atitude deve ser trocar a senha das páginas e plataformas. Em seguida, habilitar a verificação em duas etapas.


Mas o que é verificação em duas etapas?


A verificação em duas etapas é um processo que o sistema de Internet acrescenta uma camada de proteção extra ao básico “login e senha”. Após inserir seu e-mail e senha, o serviço pode te proteger de duas maneiras, que dependem muito da forma de configuração que você usou:


1 – Vão pedir uma senha de uso único, que é gerado com duração de 30 segundos.


2 – Vão enviar um código pelo SMS do número cadastrado que precisa ser digitado no campo adequado para seguir em frente com o login.


De ambas as formas é necessário estar com o seu celular em mãos.


Principais apps de verificação em duas etapas


A Microsoft e o Google possuem apps próprios para smartphones que geram essas senhas. É necessário habilitar a verificação em duas etapas na sua conta. Depois é só instalar o app de autenticação no smartphone. Tanto o Microsoft Authenticator quanto o Google Authenticator possuem versões para Android e o iOS.


O que é a senha de uso único?


As senhas usadas por esses apps são geradas apenas uma vez e estão ligadas à sua conta, sendo assim, não é possível que qualquer pessoa acesse de fora. E mesmo que ela, por algum meio, descubra algum código válido, ela precisa ter a sua senha e login e tentar o acesso à sua conta em menos de 1 minuto.


Gostou da dica? Acesse sempre o Blog da Agência K2S e fique por dentro das novidades!


Agende uma Reunião!

Agência K2S © 2020 - Todos os direitos reservados.

unnamed.png
rr_selo.png