• Redator K2S

Quer iniciar suas estratégias na internet? Aqui vão 9 dicas de Marketing Digital


Muitas empresas já se deram conta do poder da mídia online e o quanto ela representa nos resultados, tanto financeiro quanto no modo que a marca é vista pelo consumidor. Porém, ainda falta maturidade quanto aos conhecimentos e as melhores ações para obter resultados expressivos.


Já mencionamos aqui no blog que é importante ter um conjunto de estratégias que visem fortalecer a presença digital e construir autoridade perante o público.

Algumas coisas são bem importantes mapear antes de investir em marketing digital, isso pode evitar alguns problemas, como contratar pessoas erradas, além de queimar dinheiro atoa. Para ajudar, temos aqui um Checklist de Marketing Digital para investir de forma assertiva!


1. Faça um plano de mensuração


Muitas empresas cometem o erro de não listar os principais dados que devem ser acompanhados na tomada de decisão estratégica, esse fator é essencial para saber a estratégia que mais gera resultado, canais que mais trazem clientes, o ROI das suas ações de marketing e vários outros fatores. Para começar um plano de mensuração, é interessante iniciar pela camada de KPIs, como: CAC, Ticket médio, ROI, Receita e outras informações importantes. Na camada seguinte, é interessante incluir as micro informações: conversões, taxa de conversão, custo por lead, entre outros tantos.


2. Conheça seu público


Quando se começa uma ação é necessário conhecer seu público, com quem irá se relacionar e direcionar seus anúncios, comunicação, alinhamento com seu produto ou serviço. Para isso, é importante elaborar a buyer persona do seu negócio, ou seja, os clientes ideais da empresa. Como fazer? Através de uma pesquisa em sua base de contatos, você coleta informações para caracterizar esse avatar que será fundamental para as ações de marketing.


3. Estabeleça objetivos


Para tomar qualquer ação, seja fazer uma campanha no Google Ads, criar uma rede social ou produzir conteúdo, deve estar ligado ao objetivo da empresa e a expectativa de retorno daquela ação. Se a empresa não possui objetivo, fica difícil traçar qualquer estratégia de marketing digital. Existem vários motivos para isso, dos mais comuns: vender mais, captar leads, aumentar a conversão e fortalecer a marca através de ações de branding. É preciso ter uma comunicação consistente com a equipe para descobrir qual o problema e tomar as decisões adequadas para resolver.


4. Identifique os gargalos


Mapear os gargalos permite uma comunicação mais eficaz com a equipe do que fazer ou facilitar o andamento dos trabalhos com a sua agência de marketing. São diversos obstáculos que impedem que a sua empresa esteja apresentando um bom resultado, por exemplo: baixo volume de tráfego no site; baixa conversão no e-commerce ou site; gastos com mídia elevados e não saber se os resultados são bons ou não. Basta identificar os problemas e assim propor uma solução adequada a cada um deles.


5. Planeje o Marketing Digital


O planejamento é essencial para evitar problemas, como contratações erradas, preparo da equipe de vendas, alinhamento das informações com o time de marketing, expectativas erradas e diversos outros fatores. É necessário envolver a equipe nesse processo para identificar falhas no plano e colher feedbacks importantes que ajudem nessa fase. Agências de Marketing precisam alinhar os recursos com a equipe, fases de cada processo e metas para que acompanhem juntos e assim possam tomar decisões rápidas.


6. Explore as possibilidades


No marketing digital é possível encontrar bastante opções de conteúdos, seja de empreendedores online, empresas de tecnologia, agências digitais e até mesmo outras empresas que ensinam os caminhos para algum problema que a empresa enfrenta em suas ações de marketing. É bom emergir em outros tipos de conteúdos, como Marketing de conteúdo, ferramentas para redes sociais, SEO, Google Adwords, etc.


7. Tenha uma boa equipe


Montar um plano e sair executando sem as pessoas necessárias, costuma ser um dos erros comuns a serem cometidos. A decisão de contratar pessoas, uma agência ou ter esse processo híbrido, onde a empresa possuí pessoas para executar e vai atrás de alguém que elabora a estratégia, deve ser bem pensado para que as ações adotadas saiam de acordo com o planejado. Na hora de pensar no que investir ou quanto investir em marketing, isso já deve estar previamente mapeado para evitar surpresas futuras.


8. Parceiros


Ter parceiros faz parte da estratégia de marketing, algumas parcerias podem render bons frutos, como: parceria com blogs, influencers, ferramentas tecnológicas, fornecedores ou até agências digitais. É preciso identificar parceiros que sejam estratégicos para o seu negócio e que faça com que ambos cresçam juntos.

9. Acompanhe os resultados


É necessário acompanhar a estratégia traçada para alinhar o curso das ações. Nessa parte a tecnologia é essencial para ajudar a empresa a monitorar de forma eficiente o que está dando certo e errado para que assim tome decisões mais rápidas e assertivas. Existem várias ferramentas que podem auxiliar nesse momento, o Google Analytics, CRM’s ferramentas de e-mail marketing, ferramentas de mapeamento de calor no site, ferramentas de BI para acompanhar os resultados em tempo real, etc.


As empresas devem colocar o marketing Digital nos planos devido ao fato do seu alcance, de poder mensurar os resultados de cada ação e o custo ser relativamente mais baixo do que os canais tradicionais. Ter claro aonde quer chegar, qual problema enfrentar, um planejamento bem estruturado e uma equipe competente faz com que os resultados sejam positivos e a empresa possa alcançar seus objetivos de forma mais eficiente.


Está em busca da melhor estratégia para o marketing digital da sua empresa? Entre em contato com a Agência K2S e surpreenda-se com várias opções para inovar!

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