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Quer criar a postagem ideal: Conheça a anatomia do post perfeito


Quando você vai criar conteúdo para uma postagem no Instagram ou Facebook, existem muitos detalhes a se prestar atenção, formato, texto, emojis, horários... Isso sempre leva o profissional a se perguntar: Existe uma postagem perfeita para as redes sociais? Como eu faço isso?


Fazer marketing nas redes sociais nunca foi fácil, cada detalhe de uma postagem pode fazer uma diferença enorme em seus resultados, e eles são muitos. Normalmente, um dos principais objetivos de uma estratégia é o engajamento, então saiba que tudo isso influencia diretamente no relacionamento com seus seguidores.


- O post perfeito para o Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e uma plataforma fundamental para qualquer empresa, no entanto, suas mudanças e atualizações frequentes faz com que seja difícil entender como deve ser uma postagem nesta plataforma. Isso só reforça a importância de entender a fundo o que realmente funciona. É necessário a análise de tamanho de texto, tipo, data, curtidas, comentários, compartilhamentos, interações, reações, emojis e hashtags. Apesar de tudo isso, é sim, possível construir uma postagem infalível! Vamos saber como:


Tipo de postagem

O algoritmo do Facebook prioriza determinados formatos em detrimento de outros, os resultados mostram que a maioria das postagens feitas na rede são links externos, seguidos por imagens e, por fim, vídeos. Como é possível ver no gráfico:


Fica bem claro a predominância de postagens de links, mesmo que esse formato seja desvalorizado pelo Facebook. Já os vídeos, que geralmente são priorizados pela rede social, estão presentes em apenas 13% das postagens, isso é explicado pelo fato de que compartilhar um link de seu blogspot, por exemplo, é mais prático do que produzir um vídeo ou uma imagem.

Uma sugestão é pensar em que uma logística de produção que envolva um número menor de postagens, mas investindo recursos nos formatos mais efetivos.


Data de Postagem

Para atingir a persona correta, encontrar o melhor horário e o melhor dia para a publicação acaba se tornando importantíssimo. É importante ressaltar que estamos falando de números gerais, já que é extremamente difícil analisar cenários específicos (só você pode fazer isso com a sua marca).

A maioria das marcas acreditam que postar nos dias de semana trazem mais resultados, por isso 79% das postagens são publicadas nesse período.



Mas essa percepção é correta? Segundo uma pesquisa feita pela Quintly, não. Mais da metade das postagens analisadas nos finais de semana tiveram resultados superiores aos do dia de semana, mas por que? Em certo momento temos a ilusão que os finais de semana são marcados pelos usuários desconectados, pois estão fora de casa, no entanto, no cenário em que vivemos, a conexão das pessoas é cada vez maior graças aos dispositivos móveis.


Tamanho do texto da postagem


Qual o equilíbrio perfeito para um bom texto introdutório para seu post? Muitas vezes menos é mais. A maioria das publicações investem em até 150 caracteres, no entanto, às vezes até esse número reduzido pode ser demais. Podemos analisar:


- Exemplo de ate 50 caracteres

“Domine as principais redes sociais agora mesmo.”


- Exemplo de até 150 caracteres

“Quer encontrar sua audiência nos momentos certos? Descubra os melhores horários para postagem nas maiores redes sociais do mundo.”



Um número baseado em 10 milhões de postagens não mente, o segundo é mais eficiente, pois introduz o conteúdo e mostra o valor dele para o leitor. No entanto, o primeiro tipo de chamada costuma engajar mais.


Hashtags e emojis

O uso das hashtags no Facebook, é mínimo. Além de pouco usadas, elas não trazem resultados significativos, prova disso é que postagens com nenhuma hashtag performam melhor do que aquelas que possuem alguma hashtag, podemos tirar dessa informação que o Facebook não é lugar para esse recurso.

E os emojis? Sabemos que os emojis deixam os textos muito mais descontraídos e impessoais, além de fortalecer a conexão com os usuários. Mas eles aumentam o engajamento? Pelo visto, sim:


Foque em postar sua chamada com 1 ou 2 emojis, como uma forma de completar seu texto e conduzir alguma reação no leitor.


Conclusão:


Sendo assim, se juntarmos todas as informações apresentadas, a anatomia do post perfeito para o Facebook consiste em:


1. Textos de até 50 caracteres: mais do que isso o consumidor de conteúdo não irá ler, as pessoas buscam textos rápidos e dinâmicos.

2. Investimento em perguntas: é importante gerar interação entre público e marca, todos gostam de interagir e dar a sua opinião, gera fidelização e engajamento.

3. Não utilizar hashtags: através dos gráficos ficou claro que as hashtags não são utilizadas no Facebook.

4. Utilizar pelo menos 1 emoji: A utilização de emojis deixa o texto mais relaxado e simpático, causa mais empatia.

5. Melhores formatos são vídeos e imagens: As pessoas se identificam muito mais com esses formatos, são conteúdos normalmente mais rápidos.

6. A melhor data para publicações são nos finais de semana: A maioria das pessoas utilizam smartphones, isso as mantém conectadas em tempo integral, é possível acessar as redes sociais da onde estiver. Vale a pena postar nos fins de semana.


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