• Redator K2S

Poxa, como fazer uma boa análise digital!?


Você já faz ou fez uma análise digital para o seu negócio? Mas não qualquer análise, uma boa análise?


É muito importante para todos os tipos de negócios fazer uma análise digital de concorrentes, é impossível competir com outras empresas quando você não sabe o que eles estão fazendo. Dessa prática de estudo de concorrentes nasceu o bench marketing, uma análise digital onde vemos o que os concorrentes estão fazendo de bom e de ruim e então identificamos oportunidades de atuar onde eles não estão.


Fazendo uma boa análise digital A maioria dos empreendedores sabem exatamente quem são seus concorrentes diretos e indiretos, contudo, existem situações em que os concorrentes digitais da mesma empresa são diferentes. Quando se realiza uma análise digital de concorrentes, é importante começar buscando por termos genéricos relacionados ao negócio e então ver quem são os principais resultados. As empresas que aparecem em anúncios no Google ou bem posicionados em outros sites de busca podem ser considerados como seus concorrentes diretos; já que não aparecerem não precisam tanto de sua atenção.


O que avaliar? Muitos fatores são levados em consideração antes de definir se um concorrente tem uma presença digital forte ou fraca. Dentre eles, os mais importantes são: experiência mobile e engajamento.


1. Análise digital de experiência mobile

Ao acessar o site da sua concorrência, avalie se o site dele é responsivo, caso o site dos seus concorrentes seja responsivo e o seu não, saiba que acendeu-se uma luz amarela para o seu negócio. Os consumidores e usuários na internet estão cada dia mais conectados por meio de dispositivos móveis, ou seja, essa experiência mobile, seja num site responsivo ou em um aplicativo próprio da empresa, conta muitos pontos na análise digital que você vai fazer dele.


2. Análise digital de engajamento

Se você entrar na página do Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn ou qualquer outra rede social dos seus concorrentes e encontrar um grande volume de engajamento, fique atento pois esse é um concorrente forte. Atualmente, o tipo de engajamento de mais valor para as marcas são os comentários e isso se dá pois não existem anúncios em que se possa pagar por comentários. Eles são sempre orgânicos e só são obtidos quando a marca realmente tem um conteúdo atrativo para o público. Reações e curtidas também são importantes, mas comentários são seu melhor termômetro!


Como conseguir mais comentários no Facebook? Aqui não tem receita de bolo, existe um desafio de gerar conteúdo atrativo o suficiente para garantir a aquisição de comentários. É importante realizar estudos para descobrir qual a linguagem adequada para o público se sentir à vontade, dar personalidade às marcas e sentir qual tipo de conteúdo faz com que o público alvo interaja mais.


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