• Redator K2S

Philip Kotler e o Marketing 4.0

Atualizado: 2 de Nov de 2018


Philip Kotler e o Marketing 4.0

Leia esse artigo té o fim, temos uma novidade no final!


O livro Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital foi fruto de uma parceria entre os autores, Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

O Marketing 4.0 fala sobre as mudanças de uma sociedade que está cada vez mais atualizada e conectada e como isso impacta os consumidores. É um marketing de transições sociais e sentimentos humanos. Antes de chegarmos no que é o Marketing 4.0, vamos passar por todas as etapas anteriores para que tudo faça sentido.


Marketing 1.0 No início, o foco era produzir em passa produtos funcionais, não existia o costume da personalização e muito menos o interesse em agradar o consumidor. O objetivo das propagandas era ressaltar somente a características dos produtos. As opções que o consumidor tinha, era: compre ou fique sem.


Marketing 2.0 Período conhecido como a “Era da Informação”, aonde o cliente está bem informado e aumenta o número dos concorrentes, o que aumenta o poder de escolha do consumidor, como quer o produto e consequentemente aumenta a interação entre consumidor e empresa. A partir daí se torna necessário fazer segmentações para poupar recursos e garantir retorno. As estratégias de comunicação começaram a focar no lado emotivo dos consumidores buscando criar uma necessidade que os levem a consumir, campanhas começam a personificar as marcas, buscando estreitar a relação com o consumidor. As redes sociais passam a ser essenciais para aproximar marca e consumidor.


Marketing 3.0 Aqui surge a “Era do Valor”, as marcas passaram a levar em consideração as preocupações dos consumidores, ele está mais engajado em causas sociais e passa a consumir de empresas que façam o mesmo. As marcas precisam sair em defesa da sustentabilidade, criando produtos que não agridam o meio ambiente. Há a disseminação do consumo colaborativo, no qual os consumidores passam a partilhar os produtos e serviços.

Aí então, chegamos na principal estrela do momento:


Marketing 4.0 O consumidor busca mobilidade, um exemplo disso é o crescimento de empresas como Netflix, Spotfly e Amazon. Apesar do fácil acesso a informação o consumidor se torna dependente da informação de terceiros, o que pode ajudar ou atrapalhar na percepção que ele possuía da marca.

O grande desafio é resolver o paradoxo da interação online vs a interação off-line; paradoxo do consumidor informado vs o consumidor distraído; e as manifestações positivas vs as manifestações negativas.

O livro fala muito mais sobre o Marketing 4.0 na economia digital, as influentes subculturas digitais, apresenta os 4Cs, a jornada do cliente no marketing 4.0 e muito mais! Gostou?



Estamos fazendo um sorteio de um livro Marketing 4.0 de Philip Kotler e junto com isso você ainda ganha um voucher de R$60,00 reais para comer na melhor hamburgueria de Curitiba, o SINA FCB! Acesse nosso Instagram @agencia.k2s e participe!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

Curitiba - Brasil

Rua Voluntários da Pátria, 400 - Centro

Edifício Wawel - Cj 1701


 

41 3222-2706 | 41 3042-1727 | 41 99840-0247
comercial@k2sdigital.com.br

Agência K2S © 2018 - Todos os direitos reservados.

unnamed.png
rr_selo.png