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O que é o ROI e como calcular?

Atualizado: 23 de Out de 2018


O que é o ROI e como calcular?

Você sabe o que é ROI e como calculá-lo?


No mundo do marketing digital existem várias siglas em inglês, e uma das mais usadas durante as análises é o ROI. Saber o que é ROI é fundamental para qualquer empresário que faça algum tipo de investimento, seja lá qual for ele.

ROI é uma sigla para “Return On Investiment”, que em tradução livre significa “Retorno Sobre o Investimento”. Existe uma fórmula para calcular esse indicador e os resultados podem indicar se o seu investimento está indo no caminho certo ou se é melhor mudar de ideia o quanto antes.


- O que é ROI

Em linhas gerais, podemos dizer que o ROI é o “valor” do seu dinheiro, ou seja, se você investir R$10 reais em uma mídia específica, qual é o retorno que ela dará para você? Para obter esse dado, é preciso ter em mente que acompanhar métricas é fundamental. É frequente observar que um determinado investimento não apresenta um retorno de forma direta e isso pode tornar o cálculo um pouco mais confuso. Quando você sabe o ROI de uma determinada ação, é possível justificar a razão da sua continuidade ou o motivo para seu encerramento ou alteração.


- Como calcular o ROI

A fórmula de cálculo do ROI é bastante simples e você mesmo pode calcular:


ROI = (Receita – Custo) / Custo


Imagine que a sua empresa tenha ganho o equivalente a R$100mil – portanto, essa é a sua receita. Para conseguir chegar a esse valor foi necessário fazer um investimento e, nesse caso, vamos considerar que ele foi de R$20mil – portanto, temos aí o seu custo. Fazendo as contas, tem-se um ROI = 4. Em outras palavras, seu investimento de R$20mil resultou em R$100mil, um ganho de 400%.


- O ROI em ferramentas de marketing e publicidade

Um modo mais fácil de visualizar o cenário do ROI ideal é falar em vendas: os custos somados para a produção de um item devem ser menores do que o valor de venda dele a um distribuidor ou ao consumidor final para que haja lucro. A mesma regra deve ser aplicada às ferramentas de publicidade e marketing. No caso da publicidade pode-se utilizar o termos ROAs, que em inglês significa “Return On Advertising Spend”, que em tradução livre significa “Retorno Sobre Gastos com Publicidade”. Quando você investe em uma campanha de marketing deve ter em mente qual seu objetivo principal, se o seu objetivo for apenas vender mais, é preciso saber quantas pessoas foram impactadas pelas suas ações de marketing e quantas delas vieram até sua empresa e compraram o produto. A soma dos valores de venda devem ser maiores do que o valor investido. As pessoas que foram impactadas também são uma conquista para a sua empresa, pois elas foram impactadas pela sua marca, aqueles que vieram à sua loja e não compraram, idem. Por isso, é importante ter em mente quais métricas serão observadas já na fase de planejamento.


- Menor quantidade e maior qualidade

Pense da seguinte forma: se o seu objetivo é fazer uma campanha para aumentar as visitas no seu site e sua verba mensal é de R$10mil, durante um mês você usa a ferramenta de email marketing para divulgar conteúdo e ao final do período percebe um aumento de 10% nas visitas. No mês seguinte, sua verba permanece sendo a mesma, mas agora ela será destinada a divulgação em redes sociais, ao final do período você percebe um aumento de 25% nas visitas. É simples de identificar, não é? Com os mesmos R$ 10mil você aumentou em 25% as visitas usando uma ferramenta e 10% usando a outra. É possível investir menos e obter os mesmos resultados se você escolher os caminhos corretos.


Por essa razão é importante contar com o auxílio de especialistas como a Agência K2S na hora de tomar decisões no mundo digital. O cálculo do ROI e uso das métricas corretas servem justamente para isso: otimizar os seus investimentos.

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