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O que é Chatbot? E como usar em seu negócio!

Atualizado: 22 de Fev de 2019


Você sabe o que é Chatbot? E sua aplicação?

Muitas vezes não temos o tempo necessário para fazer o atendimento pessoal dos nossos clientes, precisamos dar atenção ao produto, à demanda e a produção.


E é para não deixar essas pessoas sem o atendimento necessário que foram criados os Chatterbots (ou Chatbot). Mas o que é isso?


É um programa de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas e o objetivo é responder perguntas de forma que os clientes se sintam em contato com um atendente e não um robô.

E quais são os tipos de Chatbots que podemos encontrar?

Os mais básicos, fornecem respostas e opções de alguns serviços para orientar clientes em resolver dúvidas e/ou realizar algumas ações. Já as versões mais sofisticadas contam com recursos de Inteligência Artificial que os tornam capazes de aprender com exemplos de atendimentos, passando informações sobre o produto e serviço oferecido.


· Chatbots para Atendimento a Clientes/SAC: a função principal do chatbot será automatizar o atendimento ao cliente. É possível converter os scripts do atendimento de call centers para a linguagem do atendente virtual. Com o chatbot para automatizar estes tipos de atendimento, ganha-se em escala e os atendentes humanos podem ser direcionados para outros atendimentos e/ou funções de maior complexidade.


· Chatbot para Captação de Leads: considerando como função principal o chatbot está preparado para estar disponível durante a visita e navegação de uma pessoa no site da sua empresa, explicando sobre os produtos e serviços, mas principalmente envolvendo o visitante em um diálogo capaz de coletar as informações do lead e assim encaminhar para o time comercial.


As vantagens podem ir muito além da “relação pública virtual”, vamos listar 5 formas de alavancar seu negócio com os Chatbots:


1. Assistência 24 horas por dia: Atualmente os clientes estão mais imediatistas, precisam e querem atendimento o mais rápido possível, inclusive em horários não comerciais. Com os Chatbots é possível ajudar o cliente e prospectar novos também. Além de economizar com funcionários em plantão.


2. Ajuda com a alta demanda: Muitas vezes a demanda de serviço por parte dos clientes pode ser intensa, os chatbots podem ajudar a organizar e filtrar esses contatos por ordem de prioridades.


3. Análises de Big Data: Os Chatbots podem ajudar a categorizar e interpretar a big data. Além de destacar padrões e tendências importantes que podem melhorar o produto e adicionar valor ao serviço.


4. Orientação para o marketing: As informações coletadas das análises de Big Data podem ser utilizadas na criação de campanhas estratégicas, tornando o marketing mais efetivo.


5. Gerenciamento de talentos: A coleta de informações e análises pode ser importante no processo de recrutamento e transferência setorial. Fica mais fácil identificar a qualidade e retorno dos seus funcionários. Quando não há tempo hábil para cuidar do atendimento virtual de seus clientes, utilizar os Chatbots pode ser bastante eficiente, mas é sempre importante priorizar o atendimento pessoal.


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