- Redator K2S
Metodologia lean: como enxugar os excessos da sua gestão
Atualizado: 4 de Out de 2018

A Metodologia Lean pode te ajudar a organizar e enxugar os excessos da sua gestão!
Em uma tradução literal, o termo lean deve ser entendido como “enxuto”. É um método que institui o uso do de nada além do que os recursos necessários para a realização de um determinado trabalho, etapa ou processo, evitando desperdícios. Podemos associar a metodologia lean ao Manifesto Ágil, que também prevê uma série de práticas para enxugar e permitir mais leveza aos processos de desenvolvimento.
De onde vem o termo Lean?
O termo surgiu nos anos 80 como Lean Manufacturing e na época carregava a filosofia de otimizar a produção de veículos da indústria japonesa. Porém, o professor James P. Womack, do MIT, que tornou a cultura lean conhecida mundialmente após a publicação de seu livro A máquina que mudou o mundo. Lembrando que a base dessa filosofia já era aplica no início do século XIX pelos fundadores da Toyota.
Lean Startup
É um conceito que derivou do achado de Womack, uma expressão concebida pelo estadunidense Eric Ries que cunhou e apresentou o conceito no livro A Startup Enxuta. O livro foi escrito com base nos conhecimentos adquiridos por Ries, combinando técnicas de marketing, tecnologia, gestão e sua vivência em startup. O objetivo foi de criar uma metodologia universal que pudesse ser aplicada em qualquer tipo de empresa. Daí deriva o agile marketing, que é a aplicação desse entendimento enxuto aos processos do setor – com a otimização do uso de recursos financeiros, humanos e de tempo.
Falar em startup e lean marketing é também falar da metodologia lean. Agora vamos ver a aplicação da metodologia em sua gestão.
A metodologia Lean em prática
Um dos grandes méritos da cultura lean é ajudar a colocar novos produtos no mercado. Steve Blank, professor associado da Universidade de Stanford, afirma que o método está apoiado em três pilares;
1. Enxugue o modelo de negócio com o Canvas Você deve saber que, antes de lançar seu produto, não há nada além de hipóteses que precisam ser comprovadas. Assim sendo, o professor de Stanford conta que, na cultura lean, em vez de consolidar um longo relatório de plano de negócios, você utiliza o Canvas, uma ferramenta que ajuda a montar o seu business model. Já falamos sobre o Canvas aqui no blog. Também vale a leitura do livro Business Model Generation de Alexander Osterwalder.
2. Teste as possibilidades com o Customer Development Após a estruturação do seu modelo de negócios com o Canvas, é preciso testar suas hipóteses com o uso de uma abordagem chamada de Customer Development. Para isso, é necessário trocar informações com potenciais usuários, compradores e parceiros para coletar suas opiniões sobre todo e qualquer elemento do modelo de negócios.
3. Adote o desenvolvimento ágil Segundo o escritor, a metodologia enxuta orienta que você implemente o chamado “desenvolvimento ágil” em sua empresa. São práticas que acompanham o desenvolvimento com o cliente, onde não há perda de tempo ou de recursos, pois o produto é desenvolvido de forma interativa e incremental.
Ferramenta para enxugar suas operações Uma ótima ferramenta para colocar a metodologia lean em prática é o Runrun.it. Com ele é possível organizar as prioridades de cada funcionário, de modo que não haja excessos e confusão sobre quem faz o quê na hora de se dedicar a algumas das tarefas acima.
Gostou da dica? Acompanhe nossas postagens e fique por dentro de novidades de Segunda a Sexta!