• Redator K2S

Mas afinal, o que é o Modelo de Negócios Canvas?

Entenda o que é, como funciona e porque muitas startups tem aderido ao Modelo de Negócios Canvas.


O Canvas é muito efetivo e fácil de usar


O Modelo de Negócios Canvas, (Business Model Canvas) ou simplesmente “Canvas”, é uma ferramenta de página única que descreve todos os aspectos macro do seu negócio. Essa ferramenta foi desenvolvida pelo suíço Alex Osterwalder e formalizada no livro “Business Model Generation” com o objetivo de simplificar a montagem e a documentação do seu modelo de negócios, muitas vezes até mesmo substituindo o tradicional plano de negócios. Assim, o Canvas tem sido muito utilizado por várias empresas e startups para auxiliar na estruturação de seus modelos de negócios, principalmente por se tratar de uma ferramentade fácil implementação e manutenção.


O Canvas possui 9 quadrantes, conforme imagem a seguir:


Campos do Canvas


Geralmente o Canvas é impresso em formato A3 (297x420mm), e a maneira mais usual de preenchê-lo é por meio da colagem de notas auto-adesivas (post-its) em seus quadrantes. Cada nota representa uma informação específica do seu negócio ou ideia relacionada a cada quadrante. Enquanto você estiver elaborando o seu próprio quadro Canvas, é fundamental que o foco esteja em esclarecer o seu modelo de negócios ideal. No livro “Business Model Generation”, que nós da Agência K2S super recomendamos a leitura, existem algumas sugestões de perguntas que devem ser respondidas por você e sua equipe em cada quadrante, são elas:


1) Proposta de Valor


· Qual será o valor entregue ao seu segmento de clientes?

· Quais são os problemas enfrentados pelos seus clientes que podem ser solucionados com a ajuda da sua empresa?

· Quais são os produtos/serviços entregues para cada segmento de clientes atendidos pela sua organização?

· Quais necessidades dos seus clientes estão sendo atendidas pelos seus produtos/serviços?


2) Segmento de clientes

· Para quem sua empresa está criando valor?

· Quem são seus clientes mais importantes?

· Quais as características mais marcantes dos seus clientes potenciais?


3) Canais

· Quais canais serão utilizados para alcançar o seu segmento de clientes?

· De que maneira você alcança seus clientes hoje?

· Seus canais estão interligados entre si? Como?

· Qual canal possui maior efetividade na comunicação com seus clientes? (Google, Facebook, LinkedIn, Instagram, TV, Rádio, Jornal, etc)

· Qual canal possui o menor custo para adquirir o cliente?


4) Relacionamento com o cliente

· Qual é tipo o relacionamento que seus clientes esperam da sua empresa? (impessoal, formal, descontraído, comercial, etc)

· De que maneira você se relaciona com seus clientes atualmente? (e-mail, telefone, conteúdo, WhatsApp, Facebook, Instagram, chat, chatbot, etc)

· Como a forma como a sua empresa se relaciona com seus clientes está integrada a outros aspectos do seu negócio?

· Qual é o custo desembolsado hoje para relacionar-se com seus clientes?


5) Recursos-chave

· Que recursos-chave sua proposta de valor necessita?

· Quais são seus canais de entrega?

· Quais são os parceiros necessários ao projeto?

· Quais são as fontes de receita do negócio?


6) Atividades-chave

· Quais atividades-chave sua proposta de valor necessita?

· Quais são seus canais de entrega?

· Quais são os parceiros necessários ao projeto?

· Quais são as fontes de receita do negócio?


7) Parceiros-chave

· Quais são seus parceiros-chave?

· Quais são seus fornecedores-chave?

· Quais recursos-chave sua empresa consegue dos parceiros-chave?

· Quais atividades-chave seus parceiros-chave exercem?


8) Fontes de receita

· Qual o valor que seu segmento de clientes está disposto a pagar pelos produtos/serviços?

· Pelo quê seus clientes pagam atualmente?

· Quais são as formas de pagamentos exercidas pelos seus clientes hoje?

· Qual seria a forma preferida de pagamento deles?

· Qual é a contribuição de cada fonte de receita para a receita total?


9) Estrutura de custos

· Quais custos são mais importantes no seu modelo de negócio?

· Quais recursos-chave são mais caros?

· Quais atividades-chave são mais caras?


Gostou da dica? Coloque em prática os conhecimentos adquiridos nessa matéria e tire sua ideia do papel agora mesmo! Baixe Aqui seu Canvas Gratuito!

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