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Gatilhos para a captura de leads


Gatilhos para captura de Leads

Utilizando gatilhos para a captura de leads!


O termo gatilho é associado à ideia de algo que dispara ou inicia um processo. Na linguagem da programação, no contexto das estratégias de marketing, os triggers são rotinas armazenadas em bancos de dados e executadas automaticamente a partir da ocorrência de eventos pré-determinados. Nesse conceito as aplicações são bastante amplas e envolvem diversas rotinas, nas áreas administrativa e financeira, por exemplo, o uso dos gatilhos traz garantia de consistência e segurança a dados importantes.


É o caso dos triggers que podem apontar manipulação em uma planilha de auditoria, como forma de garantir fidelidade aos dados presentes nesses e em outros documentos rotineiros.


Usando gatilhos na estratégia de marketing No marketing a grande colaboração dos gatilhos é estabelecer parâmetros automáticos de condução do lead, de forma a acompanhar seu comportamento na interação com os pontos de contato e iniciativas de Marketing. É uma forma de alinhar, com mais produtividade e assertividade, os esforços de marketing e vendas, potencializando os negócios.

Tudo se baseia na configuração de ações ou comportamentos que geram novos passos, o primeiro é indicar o parâmetro responsável por incluir determinado usuário no fluxo de automação, tornando-o um lead que deve ser monitorado. A partir daí, pode-se determinar ações específicas que ativam nossos passos.


Esses eventos, que funcionarão como gatilhos, podem estar ligados a ações com o preenchimento de formulários, atualizações de campo e também às interações geradas por usuários via site ou aplicativos de contato mantidos pela empresa.


Gatilhos contribuindo na retenção de leads Isso quer dizer que seu processo de prospecção vai contar com etapas automáticas ganhando mais agilidade. Cada lead será monitorado, o que permite a equipe de vendas dimensionar a melhor abordagem e o momento exato para entrar em ação. Os gatilhos levam em consideração o perfil e as especificidades mapeadas para todos os leads. As ferramentas que o mercado oferece para sistematizar a aplicação de gatilhos, em diferentes canais e ferramentas usadas pelo marketing, permitem estabelecer parâmetros e ações personalizadas. O uso de triggers será configurado a partir do perfil do seu negócio e para conversar de forma única com o seu público.


Como usar gatilhos para ter bons resultados? Existem várias formas de usar os triggers nas diferentes ferramentas de comunicação que a sua empresa aplica no contexto do relacionamento com clientes e prospects. Aqui vão algumas aplicações para manter seu lead mais ativo e que ajudarão sua empresa a aprimorar o atendimento.


Nas campanhas de e-mail marketing O uso dos gatilhos automatiza essas ações, mantendo uma conexão com os contatos mapeados, para isso, é preciso lembrar que automação é diferente de disparo em massa. Tudo começa com uma ação de boas-vindas, segue nas ações contínuas de relacionamento e também em práticas que visam retomar relacionamentos com alguns contatos base.


No site da empresa O site é, sem dúvida, um grande mecanismo de atração de contatos e leads para qualquer negócio e é outra oportunidade interessante de como usar gatilhos. Podem iniciar o chat em tempo real – com mensagens de saudação e ajuda – anunciar promoções e até mesmo oferecer descontos aos visitantes.


Mais outras aplicações Os gatilhos podem marcar presença em toda a sua política de atendimento virtual, da qual nenhuma empresa pode abrir mão como forma de captar clientes e gerar vendas.

Os chatbots atuam hoje em dia como recepcionistas virtuais, antecipando atendimento e lidando com o cliente de forma personalizada, o que torna diferenciada e eficiente a experiência entre as empresas e seus clientes. Outro ponto favorável que a tecnologia vem trazendo às diferentes perspectivas de atendimento digital é a possibilidade de diferenciar ferramentas.

Os triggers são muito úteis justamente na captura de pistas das necessidades do usuário que interage com a empresa nos mais diversos de canais, apontando necessidades pontuais e formas de atender clientes com agilidade, eficiência e assertividade.

Sabendo como usar gatilhos, você vai aplicar ferramentas que transformam a experiência de atendimento oferecida pelos diferentes pontos de contato entre a sua empresa com clientes fiéis e prospects.



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