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Fazendo o melhor com o Marketing B2B!


Fazendo o melhor com o Marketing B2B!

Você está fazendo o melhor do seu Marketing B2B?


O Marketing B2B pode ser visto como uma prática de marketing avançada, isso porque o público que buscamos atingir tem um nível mais elevado de conhecimento das práticas e isso torna a captação um pouco mais difícil. E é nesse momento que as dúvidas surgem aos montes.

Para um entendimento completo, vamos começar do início, assim é possível ter um melhor desenvolvimento e aproveitamento do conteúdo que vamos apresentar! 😊


O que é o Marketing B2B? Podemos classificar o marketing pela segmentação do mercado que a empresa atua, essas classificações são:


· Marketing B2C

Comércio de bens e serviços para pessoas físicas, quando o objetivo de venda é para um público comum, consumidores varejistas.


· Marketing B2B

É o tipo de marketing feito entre empresas, é usado para complementar o produto final. Não existe a relação entre vendedor e comprador, o que tem são influenciadores e tomadores de decisão, pois os participantes costumam atuar de forma igualitária na tomada de decisão.

Existem alguns processos que são reforçados para melhor aproveitar o marketing B2B, vamos lá!


1. Geração de Leads quentes:

Fazer uma otimização para a busca constante de leads quentes é uma das maiores prioridades do marketing B2B. Você precisa educar e qualificar seu Lead, para que quando eles cheguem ao setor de vendas, ele já esteja preparado para ser abordado, sendo assim, é importante doutriná-lo para que ele entenda que comprar o seu produto é a melhor escolha. Sendo assim, você precisa destacar os diferenciais do seu produto e serviço para que eles sirvam de fator decisivo no momento de decisão de compra.


2. Monitoramento da metodologia de vendas:

É importante saber se a empresa para qual você está prestando serviço está satisfeita com a forma que você tem praticado o atendimento e trabalhando na entrega de informações durante o processo. O alinhamento entre as áreas de marketing e de vendas é algo que deve acontecer naturalmente, procure criar metas para ambos os setores e que as mesmas não entrem em conflito.


3. Checagem de qualidade de produto:

É importante estabelecer padrões de produção e métricas avaliativas de controle de qualidade. Esse padrão e controle deve ser aceito por ambas as partes. Para que não haja conflitos no momento da entrega final, gerando prejuízo para você que produziu o produto e também para o receptor que não terá a mercadoria em mãos em prazo adequado para entregar aos seus clientes.


4. Análise do funcionamento da logística de entrega:

Preocupe-se em traçar estratégias de entrega com o intuito de cumprir prazos e otimizar a tarefa, isso pode acarretar em diminuição de custos e tempo. Pense nisso.

Agora que já temos de maneira clara o que é o Marketing B2B, vamos ver como fazer o melhor dele.


Marketing B2B de qualidade É importante sempre lembrar que no marketing B2B você precisa gerar leads de vendas, pois cada lead será uma oportunidade única de fechar negócio, sendo assim, é preciso dar a importância necessária para essa ação. Dependendo do seu segmento de mercado, você terá apenas uma oportunidade de entrar em contato com a empresa.

Algumas dicas para o marketing B2B ser de qualidade:


1. Mapeie concorrentes

Quando um lead entrar em contato, comece a investigar os pontos fortes e fracos daquela parceria e crie sua solução de marketing B2B para apresentar ao seu parceiro. Exalte e enalteça seus diferenciais. Uma boa tática para convencer com propriedade é dar importância para à empresa, sem ficar empurrando o produto ou serviço como se estivesse desesperado.


2. Trabalhe marketing de conteúdo

Trabalhe um conteúdo de qualidade através dos seus canais digitais. O email marketing é uma prática bastante usada por empresas para divulgar os seus produtos e serviços para seus parceiros, o newslatter costuma ser bem visto para esse ramo de atuação. No marketing B2B você deve ter uma abordagem mais profissional, porém acessível em seu email marketing.


3. Senso de urgência

É necessário estar preparado para entregar o que seu cliente precisa e no menor tempo possível. Para isso, tenha um plano estratégico pronto e totalmente adaptável às possíveis exigências de seu parceiro, assim você consegue ser mais maleável com prazos, sem perder qualidade.


4. Tenha bom relacionamento com o cliente

Para que exista um bom relacionamento nesse segmento do marketing, você deve, além de manter a qualidade do contato, realizar um ótimo pós-venda, isso porque no marketing B2B as vendas acontecem em ciclos, ou seja, uma boa parceria lhe dará as possibilidades de fechar trabalhos recorrentes. Caberá a você mostrar seu valor e seu diferencial.


5. Linguagem de abordagem

Por mais que você tenha o objetivo de falar com o maior número de pessoas, você precisa utilizar a linguagem para exaltar os benefícios que essa relação pode trazer. A palavra da vez é ponderar.


Esse é o momento de começar a agir, pois já está preparado para iniciar as aplicações em seu plano de marketing B2B.


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