• Jefferson Oliveira

FACEBOOK SHOPS: saiba tudo sobre a nova plataforma de loja virtual para pequenos negócios

Em meio a todas essas mudanças no mercado e na forma de consumir, o Facebook disponibiliza sua nova ferramenta para ajudar as empresas.

Hoje, mais do que nunca, a migração das vendas físicas para o modelo online apresenta-se como um tremendo desafio para qualquer negócio, seja ele grande, pequeno, tradicional ou inovador.


Dessa forma, no último dia 19 de maio, o Facebook apresentou sua mais nova ferramenta: o Facebook Shops. Essa plataforma (inserida na própria conta do Facebook) permite a criação de lojas virtuais que fazem integração com a família de apps do Facebook, permitindo vários benefícios aos usuários, e, principalmente às empresas.


Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a gigante de tecnologia resolveu acelerar o passo e o desenvolvimento da ferramenta, que já estava em produção desde o ano passado.


Quer saber mais sobre essa novidade? Então chega mais que eu vou te contar tudo que você precisa saber!


Tá, mas qual será o "esquema" dessa nova funcionalidade?


O Facebook Shops terá integração com o Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger (os dois últimos em breve) e funcionará como uma loja virtual dentro da família de apps do "titio" Zucker.

Poxa, muito legal, mas como faço para acessar isso? É muito simples! Basta acessar a página profissional da marca em questão no Facebook (seu perfil no Instagram), ou melhor, até mesmo nos Stories e conteúdos patrocinados. E o mais legal, caso o lojista tenha configurado as funções de checkout e compra, o usuário poderá finalizar a compra sem sair dos Apps.


Outra funcionalidade muito legal diz respeito à integração com o Messenger e o WhatsApp, que possibilitará o contato entre vendedor e comprador, permitindo acompanhamento, perguntas e uma espécie de suporte e pós-vendas bem simples e dinâmico. Irado, né?

Mas não pára por aí!


Isso mesmo! Tem mais novidade! Outra coisa muito legal que o pessoal do Facebook anunciou diz respeito às lojas do Instagram. Em breve será possível "linkar" produtos durante a realização das lives que vemos diariamente nos perfis, disponibilizando uma seleção de produtos em real time. Além disso, parcerias com algumas plataformas de e-commerce também estão sendo estruturadas para ajudar os pequenos negócios nessa transição digital. Perfeito para esse momento, né?


Fonte: Facebook

E qual o motivo do nome "Facebook Shops"?


Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações da empresa californiana de tecnologia para ajudar o mercado nesse momento tão complicado que o mundo está passando.


No último dia 18 de maio o Facebook divulgou em suas redes um Relatório sobre a situação das Pequenas Empresas (focado em empresas norte americanas), que apresenta dados super relevantes sobre as dificuldades e dilemas que esse tipo de negócio está enfrentando, assim como algumas soluções encontradas para tal. Seguem abaixo os principais dados do estudo:


  • +50% das empresas disseram que suas interações online com os clientes aumentaram.

  • +25% desses empreendedores tem o fluxo de caixa como seu maior desafio para os próximos meses.

  • 35% dos respondentes tiveram de modificar seus modelos de negócios e dar ênfase aos pagamentos online.

  • +30% dos gestores mencionaram que suas empresas encontram-se fechadas no momento.


Com base em todos esses dados do documento, o Facebook identificou como poderia ajudar na "dor" desses empresários, além de potencializar a manutenção dos seus próprios usuários por mais tempo na plataforma, assim como obter novas pessoas navegando pelos Apps. Dessa forma, sem dúvidas essa iniciativa tem tudo para ajudar diversos pequenos empreendedores a conseguirem atravessar essa crise fortalecidos!


Muito lindo tudo isso que você falou, mas vamos ao que interessa! Quando poderemos usar?


Nos EUA essa funcionalidade já está disponível, e será implementada amplamente nos próximos meses. Infelizmente o pronunciamento oficial não definiu as diretrizes dessa "amplitude" para o restante do mundo, então vamos torcer para essa novidade chegar rapidinho aqui no Brasil, né?


E aí pessoal, gostaram das novidades? Conta pra gente o que você achou de tudo isso e aproveite para repensar o seu negócio nesse momento!


Como diria John F. Kennedy: "Quando escrito em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade".

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

Curitiba - Brasil

Rua Voluntários da Pátria, 400 - Centro

Edifício Wawel - Cj 1701


 

41 3222-2706 | 41 3042-1727 | 41 99840-0247
comercial@k2sdigital.com.br

Agência K2S © 2018 - Todos os direitos reservados.

unnamed.png
rr_selo.png