- Redator K2S
Estratégia Omnichannel: sucesso no Varejo no Brasil

Você já utiliza a estratégia Omnichannel?
A estratégia Omnichannel é tanto uma inovação, quanto uma resposta a demanda dos clientes por uma experiência de compra melhor, mais completa e com menos barreiras entre o online e offline.
O significado mais próximo do nome Omnichannel seria algo como: todos os canais. Quando nos limitamos a semântica da palavra, podemos acabar confundindo Omnichannel com multichannel e crosschannel – outros termos também usados. Todos esses termos dizem respeito a experiência do usuário com canais oferecidos pelas marcas.
O Multichannel
Um exemplo de estratégia Multichannel é quando uma empresa oferece vários canais de compra, como site, aplicativo e lojas físicas, por exemplo. Porém, eles não estão conectados. Existe competição entre os canais de compra e não há uma troca de informações entre eles. Os vendedores que trabalham na loja física não sabem sobre as compras realizadas na loja online, entre outros fatores críticos.
O Crosschannel
Nessa estratégia os canais da marca podem se cruzar: a compra pode ser realizada online e a retirada do produto pode ser feita na loja física. Não existe competição entre os canais, pois eles passam a se complementarem.
O Omnichannel
No caso dessa estratégia, todos os canais da empresa estão conectados. Você pode, mesmo estando dentro da loja física, utilizar o aplicativo da marca para verificar a disponibilidade do produto que você precisa. Um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra melhor e estreitar as relações online e offline. O cliente pode fazer o pedido na loja física e receber o produto em casa.
Por que o Omnichannel está em alta?
Tudo gira em torno de criar uma experiência de consumo única e cada vez mais prática, portanto várias empresas estão tentando alcançar esse desafio. Isso passa a acontecer porque os consumidores estão mais exigentes e querem mais comodidade. Por meio dessa estratégia é oferecido ao cliente uma nova e mais completa experiência de compra.
Os benefícios
Como citado anteriormente, o objetivo é agradar aos clientes e deixá-los mais satisfeitos. Ao deixá-los felizes o seu negócio tem mais chances de crescer. Abaixo seguem alguns benefícios-chave da estratégia:
. os serviços oferecidos;
. as vendas;
. o processo de fidelização;
. imagem da marca;
Como aplicar a estratégia
Quando criada a persona do seu cliente, será possível saber informações, entre elas, seus hábitos de compra. Isso permitirá que a empresa compreenda melhor as demandas desses clientes e ofereça algo valioso e adequado. O próximo passo é: integrar os canais da sua empresa. Com os canais definidos é necessário personalizá-los de acordo com as informações obtidas na construção da persona. Depois disso, é o momento de testar tudo o que já foi feito. Além de conferir o funcionamento, também é preciso avaliar a qualidade da integração e dos canais. Para isso, peça ajuda das pessoas que apresentam um perfil adequado com o da sua persona, para testar as implementações.
Quais os principais desafios? Além de depender de tecnologia para essa integração, também é necessário um conhecimento profundo sobre o negócio e de um acompanhamento atento de todos os setores. Somado a essas duas questões, ainda está a satisfação dos clientes.
Gostou do texto? Vimos que o Omnichannel é um desafio, mas que se for bem elaborado pode proporcionar resultados incríveis para o seu negócio e o tão sonhado diferencial no mercado.
Para mais conteúdos interessantes, fique de olho em nosso blog! :)