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Como usar o Instagram para a área da saúde?!


Como usar o Instagram para a área da saúde?!

Muitos médicos e clínicas utilizam o Instagram como estratégia para gerar resultados sem grandes investimentos, mas isso requer muito cuidado.


Dentre vários canais, um se destaca por ser eficiente na aquisição de pacientes, o Instagram, além de ter baixo custo, permite a fácil distribuição do conteúdo. Porém, sabemos que ter a presença nessa rede, gerar conteúdo relevante e conquistar seguidores, pode ser um desafio.


Vamos começar essa análise á partir de uma simples pergunta: Por que usar o Instagram para médicos e clínicas? Um dos principais pontos do Instagram é o fato dele ser gratuito para os usuários, mesmo se você optar pela conta comercial, versão de perfil que apresenta dados sobre o alcance e interações com as publicações. Outro bom motivo, é que as pessoas que estão no Instagram estão dispostas a conhecer novos perfis para seguir. Então, se você produz um conteúdo interessante, é possível atrair até mesmo quem não precisa de uma consulta hoje, mas que pode entrar em contato futuramente ou recomendar seu serviço.


Outro ponto positivo está no potencial de interação entre você e seus seguidores, por ser uma rede social com foco na permanência dentro do app, os recursos como comentários, encaminhamentos e mensagens são muito bem aproveitados. Sendo assim, médico e clínicas que não estão presentes no Instagram estão perdendo boas oportunidades de construir sua marca e sua autoridade.


- As regras do Conselho Federal de Medicina para o marketing médico

Existem regras do CFM que se aplicam à publicidade e exposição de um modo geral. Sendo assim, mesmo sendo em uma rede social, é preciso se precaver, para não estar sujeito às penalidades judiciais. Aqui temos alguns itens vetados:

· Divulgar novos equipamentos para atribuir maior capacidade ao consultório;

· Expor pacientes para divulgação de técnica, método ou resultado de tratamento, mesmo com autorização;

· Anunciar técnicas exclusivas;

· Informar valores de tratamentos e consultas;

· Oferecer consultoria em substituição da consulta médica presencial.


- Como conseguir resultados no Instagram Lembre que a existência do seu perfil e de posts não garante que você seja visto como autoridade na área e que as pessoas queiram ir ao seu consultório, é necessário ter noções de Marketing Digital e entender como as pessoas se comportam no Instagram. Assim é possível oferecer o que você sabe da melhor forma possível de modo a conquistar a audiência. Aqui vão algumas dicas!


· Planeje o conteúdo

Não faça publicações aleatórias, planeje suas publicações baseando-se no que o seu público precisa, quando ele precisa. Por exemplo, se você é pediatra, pode postar um conteúdo orientando os pais a tomarem cuidado com piscinas infantis, lembrando que o ideal seria tratar desse assunto em época de calor. O importante é unir a sua especialidade o que as pessoas querem saber a uma linguagem que entendam, que seja acessível. O passo seguinte é transformar em informação, ou seja, em post no feed ou Stories, escolhendo uma boa imagem ou vídeo que complemente a postagem. Também é necessário identificar quais são os melhores horários para postar.


· Gerencie o seu perfil

Responda as pessoas que comentam e deixam mensagens diretas. Todas elas esperam retorno, assim como aquelas que ligam ou vão até seu consultório. Essas interações são essenciais para manter seu público engajado e para que sua página passe credibilidade.


· Pense regionalmente

As pessoas só estão dispostas a ir em sua clínica ou consultório se tiverem na mesma cidade ou região, por isso, mostre aos seguidores aonde você está. Coloque sua cidade na biografia do perfil, adicione a localização da clínica nas postagens e segmente por localidades próximas ao anunciar. Deixe claro onde o consultório ou clínica se situa, isso gera maior interesse de quem está na região e sabe que pode marcar uma consulta.


· Utilize a automação para acelerar o crescimento do perfil

Médicos têm a agenda cheia, muitos pacientes e muitas reponsabilidades. Com tudo isso, como postar no melhor horário? Como interagir com outros perfis para que eles notem o seu? Como enviar mensagem para quem te segue? Usar uma ferramenta de automação de redes sociais é uma boa alternativa, com esse recurso é possível:


· Agendar publicações e Stories;

· Cadastrar mensagens automáticas para enviar aos seguidores;

· Atrair mais seguidores segmentados que serão potenciais pacientes;

· Engajar com o seu público seguindo e curtindo;

· Analisar um dashboard com informações mais aprofundadas da sua conta.


Quanto mais conhecer as necessidades do seu público e oferecer conteúdo relevante e útil, melhor será a percepção sobre o seu trabalho e maior o agendamento das consultas. Então não perca tempo para utilizar o Instagram como ferramenta de marketing como muitos médicos e clínicas têm feito!


Entre em contato com a nossa equipe da Agência K2S e venha tomar um café com a gente para discutir o melhor planejamento online para a sua empresa!

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