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Como a Matriz BCG pode te ajudar a tomar decisões?


Bora conhecer a Matriz BCG?


Vamos começar corretamente, explicando qual é exatamente o conceito de Matriz BCG. Trata-se de uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.


Podemos escolher entre 4 decisões:


· Construir: aumentar a participação de mercado

· Manter: preservar a participação no mercado

· Colher: conseguir o máximo do negócio e aos poucos descontinuá-lo

· Abandonar: vender o encerrar o negócio


A matriz BCG pode ser bastante útil para empresários que comercializam diferentes tipos de produtos e precisam decidir quais deles devem receber mais investimento, assim como quais talvez já não valham mais a pena receber recursos e despender esforços.


5 passos para criar sua matriz BCG:


· Liste deus produtos ou unidades de negócios

Ao fazer a listagem, determine a ordem crescente de volume de vendas de cada um, para que isso possa ser usado corretamente na matriz.


· Desenhe um gráfico cartesiano com duas linhas, uma horizontal e outra vertical

É simples! É só fazer uma linha vertical e outra horizontal, em ângulo reto de 90º. A linha vertical representa a taxa de crescimento do mercado, e você pode graduá-la de 0 a 20%, o ponto médio da linha vertical deve estar marcado com 10%. A linha horizontal representa a participação relativa de seu produto em relação ao concorrente mais próximo. Para a gradação na linha horizontal, começando do lado esquerdo, marque como 10x e termine com 0,1x.


Tabelinha pronta! Perceba que apareceram 4 quadrantes, agora temos que adicionar os produtos nela.


· Coloque seus produtos na tabela

Pegue o produto que mais vende e veja qual a taxa de crescimento de seu mercado, digamos que é 8%, então marque esse número no eixo vertical. Agora você tem que verificar a posição relativa dele no mercado, se for líder, e vende em média 50% mais que seu concorrente, marque no ponto 1,5 do eixo horizontal. Faça a intersecção desses 2 produtos no meio da tabela e desenhe ali um círculo simbolizando este produto. Lembre-se: quanto maior o tamanho do círculo, maior o volume de vendas do produto.


· Classifique seus produtos


- Estrelas: Produtos que ficam no quadrante superior esquerdo, significa ter que gastar muito para se defender dos concorrentes.

- Interrogação: Produtos que se encontram no quadrante superior direito e que ainda tem baixa participação, mas estão em um mercado em rápido crescimento.

- Vacas leiteiras: Canto inferior esquerdo da matriz BCG, são a evolução da Estrela quando o crescimento de mercado começa a cair. Altos investimentos já foram feitos e está na hora de aproveitar o caixa que geram enquanto isso durar.

- Abacaxis ou cachorrinhos: Quadrante inferior direito, são o fim do ciclo de vida de um produto, com baixa participação e crescimento.

· Defina as estratégias de atuação

Após classificar seus produtos em uma dessas quatro categorias, alocando seus recursos de forma mais racional e lucrativa, defina:

- Construir: Aproveitar os pontos de interrogação e investir neles para conquistar mercado.

- Manter: Boas vacas leiteiras que geram lucros consistentes e devem ser mantidas para custear a empresa como um todo.

- Colher: Vacas leiteiras que estão em declínio, abacaxis ou pontos de interrogação extremamente duvidosos serão usados para se “colher” um bom fluxo de caixa em curto prazo. Isso se faz reduzindo custos e investimentos em pesquisa, inovação, reposição de equipamentos, etc.

- Abandonar: Cachorrinhos (abacaxis) assim como Pontos de Interrogação muito custosos para a empresa devem ser vendidos ou descontinuados.


A Matriz BCG é bastante prática e útil na hora de definir quais produtos devem receber mais recursos, investimentos e os melhores vendedores.


Curtiu? Agora é a hora de criar a Matriz BCG da sua empresa e otimizar seus ganhos!

Parece complicado, mas veja essa figura e sua explicação no passo 4:

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