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Combinando inteligência artificial e marketing


Combinando inteligência artificial e marketing

Aplicando a inteligência artificial no marketing da sua empresa!


Se você ainda não sabe como a inteligência artificial e o marketing podem andar juntos, talvez seja importante entender melhor o conceito de inteligência artificial.

Quando falamos sobre isso, é normal pensar em filmes futuristas com tecnologias que parecem impossíveis, mas esse é um termo muito comum, a inteligência artificial é uma forma de fazer com que máquinas imitem o comportamento humano, por exemplo, resolver problemas e aprender com o que está à sua volta.


Agora vamos ver como podemos unir uma coisa à outra:

Automação de tarefas Quanto mais automatizado o trabalho, mais tempo os profissionais terão para trabalhar em melhorias que tornem o negócio mais rentável e bem estruturado. Desde tarefas simples, mas que acabam tomando tempo todos os dias, até atividades mais complicadas que exigiram toda a atenção de um colaborador dedicado.


Otimização de resultados Além de uma produtividade maior, isso também significa menos erros, sem contar as ferramentas que ajudam a avaliar o desempenho de cada ação de marketing. Por meio delas, os resultados podem ser acompanhados e otimizados constantemente.


Satisfação dos clientes Uma das principais estratégias é aumentar a satisfação dos clientes com relação a suas marcas favoritas, seja oferecendo um atendimento rápido e personalizado, evitar e resolver problemas com o mínimo de transtorno ou aplicar técnicas de fidelização.


Investimentos mais inteligentes A inteligência artificial permite a criação de soluções de análise que determinem precisamente onde faz mais sentido investir os recursos da empresa a fim de obter o melhor ROI possível.


5 formas que a inteligência artificial vem sendo usada:

Prever o comportamento do consumidor

É possível rastrear quase todos os passos de um consumidor pela rede, o que permite que a marca mapeie o comportamento dele e preveja próximas ações. Essas informações podem ser usadas para criar mecanismos que se encaixem exatamente nesse tempo de comportamento e aumentem as chances de conversão.


Automação do atendimento

Os chatbots do Facebook, por exemplo, ajudam automatizar o atendimento ao público. Essa é uma das ferramentas de automação de atendimento que estão sendo exploradas por meio da inteligência artificial. Um mercado cada vez mais competitivo busca por atendimento imediato, e a automação parece ser a solução mais viável para as empresas.


Automação do gerenciamento de comunidades

Estar em várias redes ao mesmo tempo, usando cada uma de acordo com seus próprios costumes e “regras” pode ser um verdadeiro desafio. Mas já existem aplicativos, como o Iconsquare, que vão além do agendamento de postagens, usa uma variedade de filtros para obter posts e seguidores que você realmente deseja segmentar usando uma hashtag particular.


Curadoria e recomendações personalizadas

As pessoas gostam de consumir conteúdo personalizado para suas necessidades e desejos, por conta de tantos algoritmos de análise, essa curadoria pode ser feita inteiramente por um sistema. Um exemplo é o sistema de recomendações do Netflix.


Mecanismo de busca

A última atualização de algoritmo do Google, se chama Rankbrain e é baseada em IA para determinar as intenções de busca das pessoas. O sistema aprende sozinho e consegue refinar as buscas e encontrar resultados mais exatos em bem menos tempo, sem precisar de trabalho humano.


Alguns usos da inteligência artificial para o futuro:

Veículos autônomos

A busca por formas de transporte mais eficientes e seguras será uma constante nos próximos anos. E o que isso tem a ver com o marketing? Tudo! Quanto mais eficiente e seguro é o trabalho de uma empresa, melhor a reputação dela junto ao público. Tudo que uma marca realiza pode ser revertido em marketing.


Máquinas mais inteligentes

Parte das tecnologias e soluções que citamos aqui têm como base dois conceitos: Aprendizado de máquina: sistema consegue aprender sozinho, sem que todas as suas ações sejam programadas por alguém com antecedência; Redes neurais artificiais: sistema adquire conhecimento através de experiência, assim como humanos ficam melhores com o tempo em certa tarefa.


Uso mais frequente de IA nas interações com o consumidor

A tendência é que o uso da IA seja ainda mais frequente no contato direto com o consumidor e de formas muito mais avançadas que as atuais.

Deu para perceber que inteligência artificial e marketing têm tudo a ver, não é mesmo? Com novas tecnologias surgindo e se tornando mais acessíveis a cada dia, podemos criar soluções melhores e aumentar os lucros de forma inteligente. Nenhum de nós quer deixar passar essa chance, não concorda?


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