• Redator K2S

Características que todo negócio de sucesso deve ter!


Características que todo negócio de sucesso deve ter

Ter um negócio, é uma coisa. Mas e um negócio de sucesso??


A grande sacada de um negócio de sucesso é justamente lançar-se no mercado de modo a oferecer uma visão única de certo produto ou serviço, diferenciando-se da concorrência com atitudes que colocam o empreendimento em destaque quando comparado aos demais.

Na configuração atual do mercado, em que a oferta de praticamente todos os produtos é ampla, e a possibilidade de comparação está mais fácil do que nunca, existem vários fatores que deixaram de ser um diferenciar inovador para assumir um papel quase de obrigação. Por exemplo, os canais de atendimento ao consumidor – se eram um diferencial, hoje em dia são imprescindíveis, sendo a forma que assumem o real ponto de diferenciação.


· Redes Sociais

Postar imagens, dialogar com o cliente, mostrar um lado que vai além da atividade comercial em si. As redes sociais permitem aos negócios um campo vasto de comunicação e que permitem ações variadas para aumentar o sucesso de uma empresa. Várias marcas tornaram-se conhecidas de um público muito grande por campanhas criativas ou por posicionamentos explícitos em relação a temas em voga, algo que dificilmente seria possível em outras mídias. É preciso ter um planejamento digital definido de suas ações, criando uma identidade aos olhos dos seguidores, e buscando oferecer a eles conteúdo de qualidade e relevância.


· Marketing Promocional

Ao contrário do que as empresas assumem, é preciso encontrar formas casadas de ações que se fortaleçam mutuamente em vez de competir entre si. Ter materiais personalizados de papelaria como envelopes, pastas e timbrados, por exemplo, é um sinal de cuidado e atenção para com os clientes. Cartões de visita, que eram o auge da troca de contatos na década de 1990, são hoje uma maneira polida e cautelosa de oferecer uma amostra da identidade visual, dos links e do portfólio da empresa.


· Atendimento ao Cliente

Quando o SAC 2.0 surgiu, muitas empresas passaram a entender que o atendimento em sites e chats bastava para falar com seus clientes e públicos. No entanto, as marcas devem entender que esse atendimento não deve ser um canal de perguntas e respostas, mas a construção de uma relação entre consumidor e a empresa que a qual ele se relaciona. É preciso trabalhar os clientes com dúvidas, os que têm interesse e ainda não escolheram a marca, assim como os clientes que já fizeram a compra, mas que ainda não estão fidelizados.


· Público e Valores Definidos

Além de satisfazer os clientes com seus produtos e formas de relacionamento, também é essencial transmitir uma imagem condizente com o público de interesse. Manifestar-se em prol de causas de interesse como sustentabilidade e compromisso ético, são ótimas formas de iniciar esse posicionamento.


· Métricas de Sucesso e Planejamento

Por mais bem-sucedida que uma empresa pareça, é sempre bom ter formas de quantificar esses resultados. Para ter maneiras práticas de fazer isso, vale a pena elaborar um planejamento concreto e estabelecer métricas de controle para avaliar se está tudo conforme o esperado.

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