• Redator K2S

Aqui vão algumas dicas para dar um up no Marketing da sua Pequena Empresa!


Gere visibilidade, não importa o seu tamanho!

A internet pode ser uma grande aliada para qualquer negócio e você não precisa de nenhum investimento para entender o mercado, aprender marketing digital e começar a aplicar técnicas efetivas. Não é muito complicado, basta dispor de tempo e esforço.A tecnologia mudou muito, antigamente as pequenas empresas concorriam com as grandes, agora as grandes concorrem com milhares de pequenas empresas com voz pela internet, é vital que você também não tente bater de frente com gigantes pela internet, eles possuem grandes times e espaços em sites e outros meios digitais populares.

Para transformar a internet em sua aliada, é preciso sempre se atualizar, por isso, vamos passar algumas dicas de marketing para micro e pequenas empresas! Dominar o marketing para micro e pequenas empresas não é fácil, os recursos são mais limitados e a margem para erros é bem menor. Esse é o fator que torna a internet a solução econômica e eficiente para micro e pequenas empresas que querem aumentar a visibilidade do seu negócio.

- Você já usa a internet para vender mais Diariamente fazemos uso de e-mail, acessamos sites, conversamos com clientes por chats, compramos em lojas virtuais e utilizamos as redes sociais, porém, às vezes esquecemos que esses usuários presentes na internet também são nossos clientes e consumidores. Hoje em dia, mais do que navegar na internet, os usuários estão ditando regras e tendências, moldando a relação dos consumidores com as marcas. A internet permite que o pequeno possa competir saudavelmente com o grande, com as mesmas ferramentas e estratégias. Por isso, você deve aproveitar a internet para seu negócio, sem desperdiçar dinheiro ou recursos e estabelecer vantagens competitivas mais permanentes por meio de uma estratégia coerente.

Dica 1

Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto. A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Essas ferramentas podem ajuda-lo a criar novos produtos.

Dica 2

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra. Tenha uma página na internet ou perfis nas redes sociais.

Dica 3 O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho de empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça os outros competidores.

Dica 4

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região. Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que deu público chegue mais facilmente até ela.

Dica 5

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é importante ter um bom relacionamento pós-venda. A impressão que um cliente leva é tão importante quanto á satisfação dele com o produto em si. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias. Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade.

Dica 6

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é seu público e qual o efeito esperado.

Dica 7

O que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital. Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas. Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!

Dica 8

O inbound é o marketing de atração. Nele, em vez de empurrar anúncios que muitas vezes não obtém sucesso, sua empresa cria conteúdos como vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Assim, os seus clientes vêm até você de forma espontânea. Conteúdos certamente são uma ótima forma de criar e fortalecer a presença on-line. O chamado Marketing de Conteúdo pode ser utilizado para a marca prestar uma informação útil ao seu público-alvo, como já fazem diversos players. Outra prática comum é ajudar os internautas em problemas específicos, que a empresa pode resolver. É uma forma de criar autoridade em determinado segmento.

- Como escolher uma empresa de marketing? Uma empresa de marketing digital especializada ajudará você a traçar as melhores estratégias e principalmente a executá-las. Isso economiza muito tempo e recursos do seu negócio que não precisará contar com um grande setor de marketing local para a operacionalizar e monitorar as estratégias de marketing. Além disso, terceirizar o marketing traz um novo ponto de vista de alguém inserido em vários mercados.

Mas como escolher uma boa empresa de marketing?

A primeira dica é não levar em consideração apenas o valor cobrado pelo serviço. O barato, nesse mercado, pode custar caro. Então, veja as características das melhores agências de marketing para não errar nessa decisão e acabar desperdiçando dinheiro:

  • Peça para visualizar os últimos relatórios de resultados dos seus clientes (marketing digital é construído com ROI e não métricas de vaidade)

  • Avalie o tempo que a empresa de marketing tem no mercado

  • Converse com pelo menos um dos seus clientes ativos com mais de um ano de contrato

  • Visite o escritório de marketing se ele estiver perto da sua cidade

  • Solicite um contrato pequeno inicial de consultoria e planejamento, depois aumente o contrato se a empresa de marketing mostrar-se efetiva

- Conclusão sobre o Marketing para Micro e Pequenas Empresas Continue aprendendo e crescendo no marketing digital. A internet é uma arma poderosíssima, mesmo em tempos de crise. Hoje, existem 168 milhões de smartphones com acesso à internet, isso significa que quase com certeza o seu público está online e disponível para um relacionamento com sua empresa. Para isso, você precisa estar na internet, no lugar certo, com a mensagem certa e a solução certa.


É importante conhecer as ferramentas, ter tempo para planejamento e execução das ações. Neste contexto, entram as agências digitais, aliadas para as companhias aumentarem a credibilidade, fortalecer a marca e vender mais na web. Ao contratar uma agência, você delega a comunicação da sua empresa para um especialista. Assim, você foca apenas em crescer a operação do seu negócio. E essa é uma boa ideia não é mesmo? Gostou dessas dicas de marketing? Quer colocar em ação para o seu negócio? Entre em contato com a Agência K2S e agende uma reunião!

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