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A anatomia do post perfeito: como criar uma postagem ideal para Instagram

Atualizado: 17 de Out de 2018


- O post perfeito para o Instagram


Já falamos aqui no blog anteriormente de como criar uma postagem ideal para o Facebook e, porquê não, falar também da anatomia do post perfeito para o Instagram?

O Instagram está se posicionando cada vez mais como a melhor alternativa diante da queda que o Facebook está apresentando, e a cada momento nessa plataforma o seu investimento precisa ser gasto da melhor forma possível. O mais difícil é ser assertivo em uma rede social que está em constante crescimento e que atrai várias empresas.


Tipo de postagem

No Facebook nós temos várias opções de formatos de conteúdo, já no Instagram as opções são muito mais limitadas, e você com certeza vê mais imagens do que qualquer outro tipo de conteúdo. Mas quando somos mais impactados por conteúdos? Dia de semana ou nos fins de semana? No gráfico abaixo você pode conferir a diferença.

No gráfico fica claro a predominância de posts em dia de semana, mas isso não é nenhuma surpresa! Porém, é possível perceber que ainda existe muito investimento para ser feito em conteúdos audiovisuais. Isso fica ainda mais claro quando observamos a interação em relação ao conteúdo.

Atenção pessoal, vídeos geram mais engajamento, além disso, o contraste entre o número de publicações no formato de imagens e sua média de interações traz insights super relevantes. Um formato pouco usado no Instagram são os Carrosséis, eles não demandam a produção de um vídeo e geram mais engajamento do que apenas uma imagem. Que tal começar a investir neles? Você pode usar desde álbuns de fotos de eventos até o compartilhamento de conteúdo em diversas partes, é um formato dinâmico e incentiva o engajamento.


Data de Postagem

Como já falamos no texto sobre o Facebook, temos a tendência de acreditar que as pessoas estão mais conectadas durante os dias da semana. Mas podemos pensar também de outra maneira, quando você acredita que os usuários mais postam fotos e compartilham sobre suas vidas? Quando eles estão fora de casa, ou seja, na maioria das vezes, nos fins de semana. Isso significa que eles também estão bem conectados nesses dias.

O gráfico indica predominância de postagens durante a semana, os dados de engajamento dizem outras coisas. Postagens durante o final de semana tem um bom número de interações, até mesmo maior que nos dias da semana. Isso pode ser um ponto que reforça nossa teoria acima, ou simplesmente mostra que as empresas estão conseguindo distribuir bem seus tipos de conteúdo, com postagens mais leves e divertidas aos sábados e domingos, e mais teóricas e densas durante a semana.


Tamanho do texto da postagem

Você acha que escrever qualquer legenda está valendo? Aí que você se engana, pode parecer uma tarefa simples, mas está totalmente ligada ao seu sucesso. É por meio dela que o usuário irá entender ou não a imagem, assim como seu contexto. O tamanho de texto vai de 0 a 150 caracteres, com uma grande incidência para a ausência de textos.

Como assim? Muitas empresas compartilham conteúdo sem nenhuma chamada, mas isso é uma boa estratégia?

Se pararmos para analisar a média de interações, concluímos que não é a pior das estratégias, sendo que só perde para textos de 1 a 50 caracteres. Podemos ver que menos é mais, mas o número exato vai depender do seu conteúdo. No Instagram existe outro detalhe que você deve prestar atenção: as hashtags.


Hashtags e emojis

Apesar dos números mostrarem uma boa média de interações para postagem com nenhuma hashtag, ela não considera o aumento de visibilidade que uma postagem pode ganhar a partir do uso correto das hashtags.

É importante investir em pelo menos três hashtags relevantes para a sua empresa ou área de atuação. E quanto ao uso de emojis? As postagens com mais de dez emojis apresentam os maiores números de interação, seguido por aquelas com um a três emojis, que consideramos o ideal. Pense em seu público e utilize um emoji para simular a reação que você espera que ele tenha ao visualizar seu conteúdo.


Conclusão

Sendo assim, se juntarmos todas as informações apresentadas, a anatomia do post perfeito para o Instagram consiste em:


1. Textos de 0 a 150 caracteres, de uma a 5 hashtags e com uso moderado de emojis.

2. Os melhores formatos são vídeos e carrosséis.

3. As melhores datas para publicação são nos finais de semana.


Queremos deixar claro que a postagem perfeita existe somente para os números. Perfeito é aquilo que funciona para sua estratégia. De nada adianta você seguir todos esses dados e esperar os mesmos resultados, sua estratégia é sua e deve ser única. Seu público possui seus próprios hábitos e você deve sempre levar o comportamento dele em conta.


Este conteúdo é uma forma de guiar seus esforços e ajudar você a entender as melhores práticas de forma geral! Acompanhe nosso conteúdo aqui no blog!

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