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4 métricas para mensurar resultados em Marketing Digital


Baseie todas as suas estratégias em fatos e dados


Já falamos aqui no blog sobre a Importância de mensurar os resultados das suas campanhas digitais, mas mesmo assim, muitas empresas têm dificuldade de conseguir visualizar esses resultados. Por que isso acontece? Pode ser por falta de um planejamento estratégico – incapacidade de definir quais métricas devem ser analisadas ou até mesmo a falta de foco – se a energia gasta em análises simples que não revelam o está dando errado ou certo.


Você está buscando resultados reais? Aqui te passaremos quatro métricas que vão te ajudar!


ROI (return on investment)


É uma das métricas mais importantes, essa maneira de mensurar o resultado não é exclusiva do marketing digital e deve ser utilizada para calcular o resultado de qualquer investimento realizado, seja online ou não.


O cálculo de ROI é utilizado no marketing digital para mensurar o quanto de rendimento determinada campanha resultou para a empresam e pode ser calculado assim:


ROI = (ganho obtido – investimento inicial)/investimento inicial


Por exemplo, se o ganho foi de 100.000 reais e o investimento inicial foi de 10.000 reais, então: (100.000-10.000)/10.000 = 9


Neste caso podemos dizer que o retorno foi de 9 vezes o investimento inicial, é muito mais comum calcular o ROI em porcentagem, então basta multiplicar o resultado por 100, o que nos levaria a um retorno sobre investimento de 900%.


Para garantir o sucesso desse cálculo, é preciso somar todas as vendas e caixa conquistados com a estratégia e subtrair o valor gasto com as ações de marketing digital. Com o ROI calculado você poderá saber as fontes de lucro da sua empresam os canais de comunicação mais efetivos, qual fonte está apresentando os melhores resultados em vendas e muito mais.


TAXA DE CONVERSÃO


É uma métrica utilizada para medir o resultado das vendas, mas na verdade ela pode ser utilizada para calcula diversos resultados do universo digital, como: cliques, acessos, vendas, cadastro de newsletter, download de um eBook, etc.


É importante que essa métrica seja medida para que a empresa tenha em mente a quantidade de vendas que obteve com uma determinada estratégia de marketing, por exemplo. É possível encontrar as falhas e acertos em todo o processo de compra, e a partir daí, desenvolver ações capazes de resolver esses problemas a aumentar os valores dessa taxa.


A taxa de conversão é simples: basta dividir o número de conversões geradas pelo número de visitantes, ou seja, se você criou uma landing page para divulgar um material rico e ela teve 550 cadastros e 890 visitantes, significa que 62% das pessoas que acessaram a página preencheram o formulário.


TAXA DE REJEIÇÃO


Muito conhecida também por BOUNCE RATE, permite medir a porcentagem de usuários que abandonaram o site ou blog assim que acessaram, sendo assim, logo na primeira página. É a junção das diversas maneiras que o usuário faz para deixar o site: fechando a página, clicando no botão voltar, clicando em um link que direciona para outro site, digitando um novo endereço e até mesmo ficando inativo por mais de 30 minutos na mesma página.


Tendo essa métrica em mãos e vendo que esse número está alto, pode significar uma usabilidade mal elaborada em seu site ou e-commerce, problemas na disposição de conteúdo, layout pouco intuitivo, dentre outras coisas.


Com essas informações em mãos é possível elaborar um plano de ação que permita resolver todas essas deficiências. Assim, você pode diminuir essa taxa, aumentando o tempo de permanência no seu site e transformando visitantes em conversões.


CAC (custo de aquisição de clientes)


É possível calcular o valor de cada novo cliente gerado por sua estratégia de marketing digital, o valor é calculado dividindo o investimento pelo número de vendas feitas. No caso do investimento deve ser levado em conta os gastos envolvidos diretamente com a aquisição de clientes, como: salários da equipe, CRM, verba de mídia e muito mais.


A importância dessa métrica consiste em saber quanto cada um dos clientes conquistados custou para a empresa, se o número estiver muito alto, é necessário rever as estratégias e ter em mente quanto tempo você precisa mantê-los como clientes para “pagar” seu valor para a empresa. Por isso é importante colocar os investimentos feitos para que seja possível calcular o CAC real da empresa.


Quando o valor é baixo, significa que duas estratégias estão mais eficientes, trazendo clientes novos com um baixo custo – e isso é um sucesso. Essas são algumas métricas fundamentais para empresas, quando pensamos em mensuração de resultados, nos prendemos à métricas que não são tão importantes para os objetivos da empresa, mas o primordial, em todo planejamento estratégico de marketing digital é ter KPIs (indicadores chave de performance) bem definidos para saber exatamente o que precisa ser medido.


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